Foursquare – Acabando com o preconceito

18 jun

  Não. Não falarei de racismo, homofobia ou preconceito religioso      nesse post. Falarei do preconceito que eu tinha com o Foursquare até  outro dia. Quando eu via no twitter ou Facebook algum check-in eu  pensava que era uma falta do que fazer ficar avisando onde está. Aliás,  não era nem o fato de avisar onde está, porque acho que já fiz isso  algumas vezes nas redes, mas sim o fato de existir uma rede social só  para isso! Sem contar o fato de que me veio aquele pensamento bem 99 sobre a internet “e se alguém me segue, se alguém vem me sequestrar?”  Tá. Pode ter um louco que queira fazer isso, mas acredito que um dos últimos lugares que ele vai olhar é o Foursquare. Assim espero. Mas enfim, esse último motivo nem era tão forte assim para eu continuar não gostando da rede. Eu realmente achava uma coisa meio inútil. Puro preconceito! Um dia desses resolvi quebrar essa imagem ruim e me cadastrei na rede e baixei o aplicativo para o celular. Fui futucando ali, aqui, fiz o primeiro check-in e continuei achando ainda meio sem serventia esse tal de Foursquare. Mas parei para pesquisar sobre ele e achei muito material explicativo que me ajudou a quebrar este preconceito. Fui aprendendo a usar e descobrindo várias utilidades que vou explicá-las aqui para caso você também tenha esse preconceito, ou não use a rede porque simplesmente não conhece, passe a vê-la com outros olhos e quem sabe até faça o seu perfil.

O Foursquare basicamente serve para você encontrar lugares (bares, restaurantes, farmácias, lojas…tudo!) e saber o que as pessoas que passaram por lá, ou até mesmo estão lá naquele momento, pensam sobre o estabelecimento, sobre o serviço, a comida e tudo que tiver relacionado. Isso já é um ponto bastante positivo. Quem hoje em dia não busca informações de produtos/serviços na internet? Sem contar que a propaganda “boca a boca” vale mais que qualquer uma. A cada check-in feito ou a cada lugares pesquisado, pelo celular ou computador, você vai encontrar as Tips, que são as dicas dos outros internautas. Hoje, por exemplo, descobri pelo Foursquare que as 2 últimas fileiras do cinema são as que levantam o braço da poltrona. Da última vez que fui ver um filme me perguntei justamente isso e por coincidência achei hoje essa dica de um usuário do Foursquare. Coisa que eu provavelmente não acharia em outro lugar, nem mesmo no site do próprio UCI. Além disso, você encontra várias outras utilidades na rede. Você pode adicionar seus amigos, localizá-los e saber onde estão através do check-in deles. Você pode também se tornar o “Mayor” (prefeito) de algum determinado lugar se você é o que tem maior número de check-in lá. Ainda tem os Badges, que são selos que as pessoas vão recebendo e desbloqueando a cada quantidade de check-in feito. Enfim, ao contrário do que eu imaginava, são muitas as interações no Foursquare e que me convenceram que é uma rede que atende muito bem o que propõe. Interatividade, dicas, opiniões e localizações. Continuo não achando necessário a vinculação dela ao Twitter ou Facebook, porque assim perde toda as características da rede, que só são encontradas nela mesmo. Aliás, até então sou contra a vinculação de qualquer rede à outra, por esse mesmo motivo. Cada uma tem sua linguagem, plataforma, uso e peculiaridades.

Conheça um pouco mais do Foursquare

O que é Foursquare?


Como ampliar seu mundo com o Foursquare

Uma resposta to “Foursquare – Acabando com o preconceito”

  1. Diego Massena 18 de junho de 2011 às 6:07 PM #

    Ótimo, útil, mas meu celular é ruim e não pega internet. Vale salientar que não tenho intenção de mudá-lo, para assim evitar preocupações durante meu caminhar pelas ruas de nossa danada cidade.

Deixe uma resposta

