Mídia Social é uma moda?

17 jun

O boom das mídias socias já não é novidade pra ninguém. Mesmo que a pessoa não esteja inscritas em todas as redes, no mínimo ela vai ter uma conta no quase falecido Orkut. Só que, ainda com toda essa revolução, muita gente não dimensiona o poder que mídias sociais têm. Por experiência própria, eu, que vivo conectada, ouço muitas afimações de que “é perda de tempo”, “falta do que fazer” ou simplesmente um vício que não tem utilidade. Pode até ser um vício, de fato, mas é que hoje eu não consigo ficar desconectada.

Por quê?  Por quê você simplesmente faz e acha tudo nas redes. Do entretenimento à assuntos acadêmicos. De notícias em tempo real à piadas bestas. Tudo que faz parte de você, do que te interessa, está nas redes sociais. A internet só será fútil e prejudicial se você usá-la assim. Funciona mais ou menos como um restaurante a quilo. Se você escolhe besteiras para colocar no prato, com certeza terá uma alimentação ruim, se souber fazer bom uso das opções, terá resultados melhores.

O uso das mídias sociais é praticamente desta forma: conectou já era. Se você começou com o hábito de estar nas redes, ainda que só de voyeur (apenas observando, sem produzir conteúdo), dificilmente você vai conseguir se desconectar. Quem não passou pela fase de apego ao Orkut e até mesmo de abstinência depois de excluir a conta? Sem contar aqueles que não largaram o osso e ainda o utilizam (nada contra!).

Então foi criada a “sociedade digital”, que são aqueles que raramente ficam offline, pois conseguem estar presentes em dois mundos ao mesmo tempo: o real e o virtual. Aqueles que estão passando por um engarrafamento e compartilham isso no seu twitter ou aqueles que provaram uma comida boa em um restaurante e compartilham isso no Foursquare. O que há de mal nisso? Nada. Pois, ao contrário do que dizem aqueles que enxergam tudo isso de fora, a internet tem nos deixado ainda mais social. Conecte-se!

Esse vídeo mostra um pouco dessa revolução das mídias sociais. Entenda a força disso tudo e me responda: Mídia Social é uma moda?

2 Respostas to “Mídia Social é uma moda?”

  1. Diego Massena 17 de junho de 2011 às 11:21 PM #

    A mídia social, nos dia de hoje, é a maior fonte de divulgação, persuasão e comercialização de produtos. Uma empresa que investe bem hoje, colherá, sem dúvidas, bons frutos amanhã.

  2. Gabriela Salvatore 28 de junho de 2011 às 2:09 AM #

    Primeiro, discordo do orkut estar quase falecido, tá ? u.u kkkk
    Ainda consigo fazer tudo o que quero na internet tendo só orkut e msn !
    Acho que só precisamos ter cuidado pra não sermos ainda mais manipulados pela mídia e mais alienados por causa do ‘mau’ acesso a internet, porque, como você disse, tudo é uma questão de filtrar informações.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: